Saúde

14-11-2011 18:50

A saúde começa com pequenos gestos de mudança para um dia a dia mais saudável

A primeira mudança a fazer é a nível da nossa mente, a mente praticamente consegue controlar todos os aspectos da nossa vida, fazendo com que qualquer mudança feita a este nível é uma mudança verdadeira e de fácil manutenção!

Depois de cuidarmos da nossa saúde mental, é mais fácil tomarmos consciência do impacto das nossas atitudes e que o meio que nos rodeia, têm na nossa saúde!

Todos os dias vimo-nos confrontados com diversas ofertas, opiniões e experiências (que por vezes não são as melhores para nós e para a nossa saúde, mesmo assim há que haver abertura da nossa mente para conseguir fazer um rastreio para seleccionar o que é bom para a nossa saúde e por de parte o resto.

Os profissionais de saúde sejam eles convencionais ou alternativos, por vezes não são tão imparciais e interessados genuinamente pela nossa saúde, e isto pode acontecer por negligência, por falta de apoio e controlo pelas entidades responsáveis e por interesses pessoais.

Para criar uma lógica e um sistema de saúde na nossa vida que realmente funcione devemos por muitas questões relativas ao assunto e procurar respostas para estas, pode dar trabalho e despender algum tempo, mas vendo por outra perspectiva, estamos a fazer o investimento mais importante das nossas vidas, em qualidade e longevidade e a contribuir para um legado das nossas gerações futuras!

Aqui ficam algumas questões e respostas que foram importantes para mim, enquanto cidadão comum e terapeuta, depois de fazer o exercício de sair do meu ponto de vista e ver pela perspectiva de todos aqueles que podem vir a ser beneficiários:

Qual a principal atitude para melhorar a minha saúde?

Como foi dito no texto, uma das primeiras mudanças a fazer é a nível mental, esta mudança permite sair do processo de negação, que por vezes não deixa ver a causa dos problemas, que temos um problema (que vamos empurrando com a barriga e vão agravando-se) ou que precisamos de ajuda!

Permite também uma melhor gestão emocional e de tempo, de uma maior abertura para novas soluções para os seus problemas e desbloqueia inúmeros mecanismos que só trazem benefícios para a sua vida!

A alimentação tem algum impacto na minha saúde?

Nós somos o que comemos, nunca devemos descurar a alimentação, esta deve ser das nossas principais prioridades, a nutrição está na base de uma vida saudável, devemos comer mais em qualidade/variedade que em quantidade, esta atitude aumenta a resistência do nosso corpo, e previne as doenças e males maiores. Exemplos: nas grávidas previne a mal formação do feto, nas crianças e jovens equilibra a energia, aumenta a concentração e melhora os humores, nos adultos ajuda a um melhor rendimento mental e físico e a aumentar a resistência a agentes desestabilizadores, como a fadiga, stress, frustração/irritabilidade e nos idosos prolonga a longevidade e qualidade de vida, minimizando os efeitos causados pelo desgaste do corpo.

Qual o papel da prevenção na minha vida?

Todos devemos ter consciência que a prevenção é sinonimo de ganho de tempo e qualidade de vida constante, e que a prevenção também passa pela nutrição. Por exemplo, quando temos noção que na nossa família existe um historial de uma doença, existe uma maior propensão para se revelar em nós, podemos prevenir com uma dieta específica não descurando outros cuidados como exercício e o meio que nos envolve.

Voltar